sexta-feira, 20 de maio de 2011

É LICITO A QUALQUER PESSOA FUNDAR UMA RELIGIÃO?

 Juridicamente falando, sim. A constituição garante a liberdade de consciência, de religião e de culto como direitos invioláveis. Ótimo! Qualquer pessoa pode, também, criar uma igreja bastando tão somente organizar um estatuto e registrá-lo em cartório e pronto. Mais uma religião!

         Entretanto, religiosamente falando, não. Não é lícito ao cristão criar novas religiões quando Jesus, Deus feito homem já cumpriu essa missão fundando a Igreja Cristã que passou a se chamar de Católica Apostólica Romana.

         Para nós cristãos católicos, Jesus é o único homem que por ser Deus, teve o direito de fundar uma Igreja e tudo o que fez é bom e perfeito não sendo lícito a ninguém modificar ou criar o que já está feito em termos de religião. 

         Estabelecer novas crenças cristãs ou não, é desrespeitar a autoridade de Jesus.

Quem não está comigo está contra mim; e quem não ajunta comigo, espalha” (Mt 12,30); “Jesus, porém, penetrando nos seus pensamentos, disse: Todo reino dividido contra si mesmo será destruído. Toda cidade, toda casa dividida contra si mesma não pode subsistir”. (Mt 12,25); “Pois, se um reino estiver dividido contra si mesmo, não pode durar. E se uma casa está dividida contra si mesma, tal casa não pode permanecer”  (Mc 3, 24,25).

Certa vez, um soldado bajulador disse a Napoleão Bonaparte:
 
“Imperador, sois o nosso deus! Só falta criar a nossa religião”,
ao que Napoleão lhe respondeu:
´´Meu filho, para alguém fundar uma religião é preciso duas coisas: primeiro, morrer numa cruz;
 segundo, ressuscitar.
A primeira eu não quero; a segunda eu não posso´´.

Nenhum comentário:

Postar um comentário