sábado, 21 de maio de 2011

OS PASSOS DE DEUS ATÉ CHEGAR À IGEJA CATÓLICA

Deus completou a criação com o homem. O homem desobedeceu ao ceder à tentação do demônio surgindo daí o primeiro pecado, que chamamos de PECADO ORIGINAL, contagiando a todas as gerações seguintes, nos atingindo a todos.
 Deus projeta mandar o MESSIAS para a salvação da humanidade. Muitos milênios se passam e através dos patriarcas e profetas o anúncio do SALVADOR vai se espalhando  entre os povos.
 A profecia se cumpre. NASCE JESUS, o SALVADOR, o MESSIAS PROMETIDO.
 Para o nascimento de JESUS, DEUS PAI escolhe uma mulher plenamente virtuosa, sem pecado, sempre virgem, desde o inicio querida por Ele: a jovem MARIA que foi concebida por obra do ESPÍRITO SANTO.
MARIA gerou o JESUS HOMEM, já que o JESUS DIVINO sempre existiu:  “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (Jo 1,1). “O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu” (Jo 1:10). “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1,14).
 Tendo MARIA gerado JESUS, seu corpo e o sangue, ou seja, o lado humano é fruto biológico de Maria. E sendo Jesus DEUS E HOMEM VERDADEIRO, Maria é considerada por isso a MÃE DE DEUS. Veja: não como mãe do DEUS PAI, O CRIADOR que sempre existiu por si mesmo, mas do FILHO que traz dentro de si a divindade, em conseqüência do que considera-se Maria mãe não apenas do homem Jesus, mas também da sua qualidade divina que lhe é inerente.
Aos trinta anos de idade Jesus inicia a sua missão. Escolhe os 12 Apóstolos e os ensina peregrinando pela região de Israel, em todos os lugares. O povo o escuta e o segue. Em Jesus o povo vai descobrindo e reconhecendo o MESSIAS  SALVADOR.
 Os discípulos e seguidores vão aumentando cada vez mais. A liderança de Jesus provoca crises políticas e religiosas e passa, então, a ser perseguido.
 Antes da sua morte JESUS escolhe PEDRO como o CHEFE DA SUA IGREJA: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a MINHA IGREJA....”  (Mt 16,18).
 JESUS é morto na Cruz. Mas ressuscita no terceiro dia, NUM DOMINGO.
 RESSUSCITADO, Jesus aparece aos onze Apóstolos e concede-lhes a grande missão: IDE POR TODO O MUNDO, PROCLAMAI O  A TODA CRIATURA... (Mc 16,14-15).
 Ainda num DOMINGO, JESUS apresenta-se aos seus discípulos e concede-lhes o ESPÍRITO SANTO dizendo: “Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados...” (Jo 20,22ss). É o dia de PENTECOSTES, considerado a data oficial do nascimento da IGREJA CATÓLICA.
 A partir de PENTECOSTES, a Igreja começa crescer e a se espalhar.
 Os Apóstolos escolhidos por Jesus ordenaram como seus auxiliares os Diáconos e os Presbíteros, conforme está nos Atos dos Apóstolos.
PEDRO foi para ROMA onde morreu martirizado numa cruz de cabeça para baixo segundo a tradição. Como ele era o chefe da Igreja (função mais tarde chamada de PAPA) e se encontrava em ROMA, a sede da Igreja  Cristã lá se instalou onde permanece até hoje, formando-se, assim, a primeira Igreja que no futuro passaria a se chamar de Católica Apostólica Romana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário