quinta-feira, 19 de maio de 2011

RELIGIÕES E SEUS FUNDADORES


        A palavra RELIGIÃO deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino.
           É tornar a ligar. E Jesus é, de fato, o único que pode nos religar a Deus porque Ele é o caminho e nós seus meros colaboradores da Palavra respondendo ao seu chamado: “segue-me”.  Nada criamos. Nada fundamos.
A religião, portanto, é algo que para nós cristãos deve submeter-se a Jesus Cristo, até mesmo e principalmente no que se refere ao fundador.
Dentro da imensidão de religiões cristãs, em qual delas você se encontra?
Se você é católico verá que vive, reza, ora, fala na Igreja que Jesus mesmo fundou e terá seguramente, uma tranqüilidade espiritual e religiosa muito confortante porque Jesus é o homem prudente que construiu sobre rocha (Mt 7,24) confiada a outra rocha que é Pedro (Mt 16,18).
Contudo, se você professa outra religião cristã, mesmo que fale com sinceridade sobre Jesus, verá que o fundador da sua Igreja é outro, dentre muitos inconstantes e descontentes provindos de varias origens religiosas.  


Algumas religiões cristãs
ANO
RELIGIÃO
FUNDADOR
LOCAL
33
Católica, Apostólica, Romana
Jesus Cristo
Palestina
1517
Luterana
Martinho Lutero
Alemanha
1534
Anglicana
Rei Henrique VIII
Inglaterra
1541
Calvinista
Jo Calvino
Suíça
1550
Menonita
Meano Simons
Holanda
1567
Presbiteriana
John Knox
Escócia
1580
Congregacional
Robert Broweee
Inglaterra
1604
Batista
John Smith
Holanda
1649
Quacker
John Fox
EUA
1675
Ciência Cristã
Mary Backer
EUA
1739
Metodista
John Wesley
Inglaterra
1831
Adventista
Willian Miller
EUA
1885
Exército da Salvação
Willian/Catarina Booth
Inglaterra
1900
Pentecostais
Charles Parham
EUA
1900
Congregação Cristã
Luigi Francescon
Brasil
1918
Assembléia de Deus
Diversos grupos Pentecostais
EUA
1918
 Quadrangular
Aimée Semple McPhersos
EUA
1920
Amigo do Homem
Alexandre Freytag
Suíça
1946
Tabernáculo da Fé
Willian Marrian Branhan
EUA
1950
Legião da Boa Vontade
Alziro Zarur
Brasil




1962
Deus é Amor
David Miranda
Brasil
1977
Universal do Reino de Deus
Edir Macedo
Brasil

Separo do gráfico a religião dos Testemunhas de Jeová, fundada no ano de 1916 por Charles Taze Russel, nos EUA, porque não é cristã uma vez que nega a Santíssima Trindade, a divindade de Jesus de Nazaré e a personalidade do Espírito Santo, como igualmente não são cristãs as religiões da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), fundada por Joseph Smith no ano de 1830 nos EUA,  da Igreja da Unificação (Moonismo), fundada por Sun Myung Moon no ano de 1954 na Coréia
Separo, também, a Igreja Ortodoxa, fundada em 1054 pelo Patriarca Miguel Cerulário de Constantinopla, em Constantinopla (igreja irmã) e a Igreja Católica Apostólica Brasileira fundada pelo Bispo católico D. Carlos Duarte Costa, no ano de  1945 aqui no Brasil porque não fazem parte do Protestantismo.
            No quadro, portanto, apenas algumas religiões cristãs, as mais conhecidas dentre nós. Mas sem dúvida existem milhares de outras espalhadas pelo mundo criadas nos últimos séculos e décadas.

Existem ainda outras religiões não cristãs como a Judaica[1], Muçulmana, Budistas, Espiritismo, Hinduismo, Seicho-no-iê, Confucionismo, Xintoísmo, Igreja Messiânica Mundial etc. também espalhadas pelo mundo que não fazem parte do objetivo deste livro, embora se aplique também a elas, no que couber, a questão da salvação e da evangelização resumidas nos capítulos próprios, já que todos fazem partes do Povo de Deus e são nossos irmãos.   


[1] Do Judaísmo, religião  dos judeus que o Senhor deu a Moisés. Mesmo sendo Jesus um judeu, não foi reconhecido por eles como o Messias. Vivem o Antigo Testamento. Do Judaísmo surgiu o Cristianismo para aqueles que reconheceram Jesus como o Messias. 

56 comentários:

  1. 1- A Catolica Apostolica Romana foi fundada e oficializada por Constantino no consilho de Niceia. 2- O Tabernáculo da F[é tb não reconhece a trindade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado anonimo1

      1ª Parte:
      A Igreja Católica não foi fundada por Constantino, mas pelo próprio Jesus.
      Constantino tornou-se imperador de Roma no ano 312 e foi batizado somente no ano 337 já no fim de sua vida.
      Em 313 baixou um ato chamado Edito de Milão onde constou: "Havemos por bem anular por completo todas as restrições contidas em decretos anteriores, acerca dos cristãos - restrições odiosas e indignas de nossa clemência - e de dar total liberdade aos que quiserem praticar a religião cristã".
      No ano 313 era Papa Melciades, o 32º Papa na ordem a partir de Pedro que foi o 1º.
      Logo, o Imperador Constantino não poderia ter sido fundador de uma religião que já existia antes dele. Mas o seu gesto favoreceu, e muito, o desenvolvimento do cristianismo (católico já que outra religião cristã ainda não havia) dando liberdade aos cristãos que vinham sofrendo perseguições e martírio desde o início.
      Não fora isso, igreja deriva do grego e significa “assembléia”, reunião dos que respondem ao chamado de Jesus para ouvir somente a voz de Jesus dentro de um único rebanho e um só pastor (Jo 10,16).
      Jesus escolheu os Apóstolos e nomeou Pedro como chefe da sua Igreja (MT 16,18;Mc 3, 13-14 ) A Igreja Católica é sucessora legitima dos Apóstolos, por isto existe desde o tempo deles o que a legitima como única e verdadeira. No Pentecostes com a descida do Espírito Santo, no Cenáculo podemos dizer que aconteceu a inauguração da Igreja Católica. Católica quer dizer universal.

      2ª Parte:
      A Santíssima Trindade é reconhecida pela Igreja Católica e varias denominações cristãs.
      A Bíblia ensina a Trindade (Um só Deus em três pessoas) cf. Mt 28.19; 2 Co 13.13; Ef 2.17-18;4.4-6; 2 Ts 2.13-14; 1 Pe 1.2. Até no AT em Gn 1,26 sugere a Trindade.
      Se a seita “O Tabernáculo da Fé” foi fundada por William Marrion Branham (WMB) ao que consta no ano de 1926 não reconhece a Trindade, é um principio dela contra a qual a Igreja Católica não interfere na sua liberdade, sem abrir mão, contudo, na fiel crença na Trindade Santa.
      Que a paz esteja com você.
      Diac. Narelvi

      Excluir
    2. Você tem que estudar documentos do inicio da Igreja, pois o protestantes só estudam a partir de Lutero e nem os escritos de Lutero conhecem de verdade. Pois não sabem a opinião de Lutero sobre imagem e sobre a mãe de JESUS. Nas leituras dos fragmentos do Cânon de Muratori, em todos eles vemos que a Igreja é Santa e Católica desde os apóstolos, e que eles jamais permitiram que seus sucessores tratassem a fé como sendo católica se eles mesmos não autorizassem. Nos estudos dos escritos de Irineu, onde ele traz a lista dos Papas. Com isso constatará a continuidade da fé apostólica nos Bispos como Inácio de Antioquia, Irineu de Lião, Policarpo de Esmirna e Eusébio de Cesaréia. Existindo então a tradição apostólica, por que os reformadores não a levaram em consideração em suas doutrinas? Fico a pensar sobre a possibilidade de não encontrar nenhum fragmento da tradição na história?
      - Simplesmente porque se assim tivessem feito, o protestantismo jamais iria nascer. A tradição apostólica fundamenta o catolicismo e não o protestantismo. Seria contraditório para os reformadores pregarem evidências que contestavam suas pretensões. Inácio de Antioquia que foi sucessor apostólico no século I, pouco mais de 70 d.C, já escrevia que onde estiver o Bispo e Cristo, ali estará a Igreja Católica. Com isso descobri que o termo "católica" da Igreja é usado DESDE O INICIO Logo de cara percebi que Lutero não dividiu somente o cristianismo, mas dividiu a Europa. Tudo que a Igreja Católica tinha mantido firme com a queda do Império Romano, o frei agostiniano tentou destruir com sua pretensiosa e malfada Odisseia.

      Excluir
    3. Parabéns irmã Rosa e obrigado pela participação. Evangelizar é nossa missão. Deus te abençoe.

      Excluir
  2. Desculpe, mas existe um erro ai, Jesus Cristo fundou uma igreja sem nome, sem idolatria, sem culto a santos e sem missa. Portanto, não creio em hipótese alguma que ele tenha fundado a Igreja Católica, Apostólica, Romana. Ele nunca foi de Roma, era judeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado anônimo. A resposta postei no facebook e esqueci de registrar aqui. Faço isto agora.
      1ª PARTE

      1. Jesus fundou uma igreja sem nome.

      Concordo que Jesus fundou uma Igreja sem nome. Mas para entender de religião é preciso mais do que ler a bíblia pinçando uma palavrinha aqui, outra acolá. Precisa de teologia, de exegese bíblia, de uma boa catequese, história, tradição, e vontade de buscar a verdade.
      Bem, na verdade Jesus não veio a este mundo com a missão de “fundar” uma igreja, uma religião. Nem a católica e menos ainda dos protestantes.
      Sua Missão foi salvar a humanidade. Por isso Deus se fez homem em Jesus Cristo como o Messias, o Salvador. E para sua missão escolheu primeiramente os doze apóstolos e fez diversos discípulos.
      Mas Jesus escolheu primeiro os doze apóstolos, por quê?
      Somente para tê-los como amigos, companheiros? Não! Jesus os instruiu e concedeu-lhes poderes para que dessem continuidade à sua obra. E os apóstolos deram prosseguimento por sucessão (apostólica), senão a igreja já teria desaparecida nos primeiros séculos com as mortes dos doze apóstolos.
      Veja, numa pequena amostragem bíblica, o que Jesus disse aos apóstolos:
      Jo 20, 21-23. “Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós. 22. Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. 23. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos”.

      CONTINUA.







      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Excluido para organizar a sequencia da resposta.

    ResponderExcluir
  8. Eu nao entendi de onde esse cara tiro a ideia de q as igrejas q nao acreditam na trindade, nao podem ser classificadas como cristã. Ele afirma q a igreja catolica fui fundada pr jesus cristo. Desafio a ele mostrar na biblia q a trindade é um ensinamento biblico e nao enterpretativo pr homens. Desafio a ele mostrar na biblia q jesus fundou a igreja catolica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado irmão anônimo.
      Esse “cara sou eu”. E minha biografia está em meus links http://diacononarelvi.blogspot.com.br/ e http://livrodiacononarelvi.blogspot.com.br/search/label/01%20-%20Do%20autor, portanto, a expressão “esse cara” que você usou é mal educada. Agora, eu poderia chamar você de “esse cara” porque, afinal não sei quem você é ainda esconde-se no anonimato.
      Vamos às respostas.
      A Trindade Divina é um dos fundamentos do cristianismo embora não se encontre expressamente na bíblia no sentido de você abrir a bíblia e encontrar: “A santíssima trindade é o Pai, o Filho e o Espírito”.
      Entretanto, você encontra na Bíblia muitos textos que levam a conhecer a Trindade Divina. Exemplos:
      “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Mateus 28:19; «Tende em vós os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus. Ele, que era de condição divina, não se valeu da sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a Si próprio, assumindo a condição de servo, tornou-Se semelhante aos homens. Aparecendo como homem, humilhou-Se ainda mais, obedecendo até à morte, e morte de Cruz» (Fl 2, 5-8); “A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas”. Gênesis 2,1.
      O espírito santo é o poder de Deus em ação, é sua força ativa. (Miqueias 3:8; Lucas 1:35) A Bíblia diz que Deus ‘envia seu espírito’. Como ele faz isso? Ele projeta sua energia para onde for necessário a fim de fazer sua vontade. — Salmo 104:30; 139:7.
      Não são três deuses, mas UM SÓ DEUS em três pessoas.
      “Para se alcançar um entendimento sóbrio e isento de heresias acerca da Trindade é necessário analisar os dados bíblicos, dos quais naturalmente emerge essa doutrina, ao invés de se criar modelos e tentar encaixar a Bíblia a eles. O melhor modelo que podemos utilizar para a explicação da Trindade deve ser o reflexo direto dos dados escriturísticos.
      A Trindade é, portanto, uma doutrina que emerge da Bíblia, e não algo que foi moldado para se encaixar com a Bíblia; é uma doutrina que as próprias Escrituras ensinam, não apoiada apenas em um texto, mas em toda a extensão e revelação da Palavra de Deus”.
      Como a Santíssima Trindade faz parte real da verdadeira Igreja Cristã que assim entendeu desde os primeiros séculos e prega até hoje, inclusive com a aceitação de muitas denominações protestantes, quem não aceitar a doutrina cristã conforme sua origem não será cristão.
      As Testemunhas de Jeová, em quem você se inspirou, não é cristã pelos motivos que expus no texto que você certamente leu (mas não entendeu). Leia de novo!
      Como se chegou à conclusão da Trindade? Pelo Magistério da Igreja Católica.
      “O termo Trindade (lat. Trinitas), foi cunhado pelo bispo Tertuliano (160-230), para ser o designativo da doutrina de que Deus é a coabitação eterna e perfeita de três pessoas que partilham da mesma Deidade”.
      E o Paráclito! Já leu em Jo 14,26; 15,26; 16,13?
      Portanto, a Santíssima Trindade está na Bíblia, dentro do seu contexto inteiro. Não dá para entender ou interpretar fora do contexto, usando isoladamente um ou outro capítulo ou versículo. Daí o erro do Sola scriptura.
      Com relação a provar que Jesus fundou a Igreja Católica nem precisa ser cristão ou religioso, pois a história e a tradição por si mesmas já confirmam.
      Contudo, se você quiser provas bíblicas, estude em meu blog sob o título de A IGREJA VERDADEIRA, item 07.
      Ademais, para você realmente aprender sobre religião e ter uma vida coerente, precisa encontrar fora da bíblia estudos que ajudem a entender. Sola scriptura vai te confundir.
      Só para que você situe-se no tempo, um exemplo dentre uma infinidade, veja acima que foi o bispo Tertuliano no ano 16-230 que aplicou o termo TRINDADE (TRINITAS) para designar a Santíssima Trindade. ENTÃO VEJA QUE JÁ NO ANO DE 160 ESTAVA PRESENTE A IGREJA CRISTÃ CATÓLICA.
      E ainda para você refletir: Não sei qual a sua crença, mas desafio você apontar na Bíblia onde está escrito que a sua religião ou seita é verdadeira e foi fundada por Jesus.
      Fique com Deus.
      Dc Narelvi.

      Excluir
  9. Jesus Cristo foi crucificado, morto e ressuscitou ao terceiro dia. Mas... é só compreender um pouco e não é preciso ficar em dúvida. "Pedro tu és pedra e sobre ti edificarei a minha Igreja". É Católica porque é universal (até Macedo quis pegar o nome). É apostólica porque vem dos apóstolos de Nosso Senhor Jesus Cristo. É Romana porque a sede da Igreja Católica é em Roma.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. 5ª PARTE – CONTINUAÇÃO4. Sem missa.

      Irmão querido. A Missa esta intrinsecamente ligada a Cristo. Missa é Eucaristia, uma celebração Eucarística. A primeira Missa foi celebrada pelo próprio Jesus quando instituiu a Eucaristia. Ele disse: “Isto é meu corpo, isto é meu sangue, fazei isto em memoria de mim”. Até hoje, o celebrante da Missa é o próprio Cristo na pessoa do bispo ou do padre.
      E os apóstolos obedeceram celebrando a missa não como ela é hoje com seus rituais, pois que a missa se resume somente na CONSAGRAÇÃO. O que vem antes e depois apenas enriquecem a devoção e passaram a fazer parte da Missa.
      Os Apóstolos não celebravam a Eucaristia? Não liam e pregavam as Escrituras nas grutas, nas casas, e até escondidos? Não cantavam nem louvavam?
      Diga-me uma coisa: Jesus quando fundou a Igreja, fundou o “culto evangélico?” Claro que não porque Ele não fundou nenhuma Igreja Evangélica (Protestante), que foram fundadas por homens na maioria renegados católicos, somente depois de mais de 1.500 anos de catolicismo.

      5. Jesus nunca foi de Roma, era judeu.

      Alguém, alguma vez, disse pra você que Jesus era Romano? Certamente que Jesus éra Judeu. Todo o mundo sabe.
      A Igreja cristã (católica) foi fundada em Jerusalém no ano 30, e somente porque Pedro foi para Roma e era o chefe da Igreja (Papa) a Igreja Cristã passou a ser chamada de CATOLICA (porque é universal), APÓSTOLICA (porque vem dos apóstolos) e ROMANA porque com São Pedro instalou-se em Roma.
      Espero tê-lo ajudado. Grato.
      Ó Jesus, com todo meu coração eu me uno a Vós.
      Dc Narelvi

      Excluir
  10. 2ª PARTE - CONTINUAÇÃO
    Mt 16, 18-19; 28 18-20: “Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”; “E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.
    A Igreja está fundada na reunião de pessoas. Como essas pessoas eram CRISTÃS, eles eram chamados simplesmente de CRISTÃOS, isto é, seguidores de Cristo. Então, se no inicio não havia um nome próprio, eram conhecidos como Cristãos. Podemos, então, aceitar que o nome da Igreja fundada por Jesus era uma IGREJA CRISTÃ.

    2. Sem idolatria.

    Perfeitamente!

    3. Sem culto aos santos.

    Primeiro você não pode esperar encontrar na bíblia um receituário de regras de tudo o que se possa imaginar existir na terra. Na bíblia não diz como se celebra a Missa, nem os cultos protestantes, ou como se ganha dinheiro (embora alguns protestantes deem prioridade ao evangelho da prosperidade), se você vai ser engenheiro, casado, solteiro, honesto ou desonesto etc. etc.
    É preciso, então ter discernimento e aprender com quem tem autoridade para ensinar.
    Jesus não trouxe consigo, a tiracolo, os santos, mas ensinou como ser santo. Por isso somos todos chamados à santidade. Eu e você também!
    Santos são todos aqueles que viveram no amor de Cristo e morreram perseverando na fé. Logo, todos os que estão no céu, SÃO SANTOS.
    “Cristo aperfeiçoou os ensinamentos do Antigo Testamento, e abriu para nós o reino dos céus, o Paraíso (Lc 23, 43)”.
    “A devoção ou culto dos Santos, como é praticado na Igreja Católica e teve sua origem na Igreja Primitiva ou Apostólica, que era dirigida, ou pelos Apóstolos diretamente, ou pelos santos Bispos que os Apóstolos mesmos estabeleceram para substituí-los, e não tardiamente, no século IV, como falsamente pretendem os protestantes”.
    Portanto, o culto aos santos existe porque sabemos por doutrina de fé, ensinamentos bíblicos, magistério da Igreja e tantos outros ensinamentos, e também todos os que acreditam na santificação dos justos sabem, que estando eles no Céu merecem nosso culto de louvor porque eles são exemplos, testemunhas de cristo, e intercessores junto a Jesus.
    CONTINUA.




    ResponderExcluir
  11. 3ª PARTE - CONTINUAÇÃO
    “Mas as almas dos justos estão na mão de Deus, e nenhum tormento os tocará. (Sabedoria 3,1)”.
    “Em Lucas 16,19-51, na parábola do rico e do pobre Lázaro, Jesus apresenta a sobrevivência consciente tanto dos justos como dos injustos.”
    “A morte para os cristãos é o encontro com Cristo, como nos diz São Paulo (II Cor 5,1)”.
    “Os mortos são seres conscientes para os cristãos (I Pe 3, 18-19; 4, 6)” - “Com a morte somos julgados imediatamente (Hb 9,27) ( RM 14,10) (II Cor 5, 10) e vamos para o céu ou para o inferno (Lc23,42), (Mt 25,34), (Mt 25,41)”.
    Aliás, ser santo não significa ser leitor ou decorador da bíblia, nem simplesmente batizado, mas “perseverar na fé, dando testemunho, como nos diz a própria escritura: ”Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor”! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. (Mt 7,21)”
    Bem, de qualquer forma você aceita a existência do santo (triste seria se não aceitasse).
    Prestamos culto aos santos como agradecimento, memória, amor, e também pedimos a intercessão: “Os santos podem interceder por nós, e são nossos mediadores, pois quem ora pelo outro está sendo mediador entre o outro e Deus (Dt 5, 5), (Jer 15, 1 ss), um exemplo claro disso, vemos nos Atos dos Apóstolos, como Deus fazia milagres pela mediação de São Paulo: 11 E Deus pelas mãos de Paulo fazia milagres extraordinários, 12 de sorte que lenços e aventais eram levados do seu corpo aos enfermos, e as doenças os deixavam e saíam deles os espíritos malignos. " (At 18,11-12).
    "Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações e intercessões e ações de graça em favor de todos os homens" (I Timóteo 2:1), se podemos orar em vida, também podemos orar na presença do senhor após a morte (Fl 1, 21, 23), (II Mac 15,12-15), (Lc 16, 19 e ss), (Lc 20, 37-38), (Apoc 6,9-11), (Apoc 8,3-4)”.
    Até na parábola do rico avarento, Jesus nos mostrou a possibilidade dessa intercessão (Lc 16, 19 e ss), em que o homem rico, já falecido intercede por seus parentes em vida.
    Naturalmente que nem tudo está escrito na bíblia e nem tudo Jesus falou aos apóstolos. Por isso mandou o Espírito Santo. Por isso com os apóstolos fundou sua Igreja que mais tarde passou a ser chamada de CATÓLICA APOSTOLICA ROMANA, no ano de 1516, na REFORMA PROTESTANTE.
    “Entre o culto que prestamos a Deus e o culto que prestamos aos Santos há esta diferença: que a Deus adoramo-Lo pela sua infinita excelência, ao passo que aos Santos não os adoramos, mas só os honramos e veneramos como amigos de Deus e nossos intercessores junto dEle”
    Portanto, irmão, não podemos dizer que Jesus fundou sua Igreja sem permitir aos cristãos que prestassem culto aos santos. Aliás, somente não presta culto aos santos quem não tem santos no Céu. Nós temos!
    CONTINUA

    ResponderExcluir
  12. caro irmão diácono, por tudo isso que você falou sinto-me imensamente feliz de ser católico. mas muito mesmo. para mim a maior felicidade. e por quê? porque não faço parte daqueles que o demônio conseguiu enganar, turvar a vista e a razão a ponto de eles fazerem oposição ferrenha(se não odiar ) a verdadeira igreja de Jesus. alguem em sâ consciencia querer desconstituir a autoridade da igreja católica(a Igreja fundada por ele) ou é burrice ou então está a serviço do mal. Pois sabemos que o demônio odeia tudo o que vem de Deus e induz nas pessoas orgulhosas os mesmos sentimentos.
    QUE A PAZ ESTEJA CONTIGO E SEDE FIRME NA FÉ COM AS BENÇÃOS DE DEUS E MARIA SANTÍSSIMA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me estar respondendo somente hoje. Fico feliz com seu testemunho. Persevere e Cristo te recompensará. Fique com Deus. Obrigado pela participação.

      Excluir
  13. Diácono Narelvi, já sou sua fã. Quem dera todos os cristãos tivessem seu conhecimento. Estou maravilhada e mais estimulada a fazer teologia e estender melhor sobre os mistérios de nossa religião. Sinto - me ignorante diante de tantas respostas que calam a boca dos tolos e leigos. Que Deus e Nsa. Sra. lhe ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  14. Diácono Narelvi, já sou sua fã. Quem dera todos os cristãos tivessem seu conhecimento. Estou maravilhada e mais estimulada a fazer teologia e estender melhor sobre os mistérios de nossa religião. Sinto - me ignorante diante de tantas respostas que calam a boca dos tolos e leigos. Que Deus e Nsa. Sra. lhe ilumine sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Mônica. Obrigado pela participação e faço votos para que você alcance seus ideais cristãos. Você pode e é capaz. Deus está com você e Maria também.

      Excluir
  15. Me desculpe mas o modo como você falou parece está desvalorizando as outras religiões que não seguem os ensinamentos da religião Católica Apostólica Romana. Bem, até onde eu sei a Igreja Católica teve um fundador que por sinal não foi Jesus e sim Constantino, se você me provar na Bíblia que Jesus fundou está religião eu passo a ser Católica mas acho que isso é um pouco muito impossível. Se essa religião tivesse sido mesmo fundada por Cristo ela não teria perseguido os cristãos e não teria uma data especifica de fundação. Até onde eu sei, a igreja Católica teve uma dada de originalidade, e a verdadeira igreja de Jesus Cristo não tem nome especifico e sempre existiu, existiu muito antes dos homens existirem, ela se originou com Deus. Jesus não deixou nenhuma afirmação na Bíblia que dizia que a igreja Católica seria a dele. Eu não sou de nenhuma religião mas sigo os ensinamentos de Cristo; pregando de casa em casa e dedicando meus dízimos e ofertas ás necessidades dos pobres, órfãos, viúvas e dos desabrigados. Não tenho nenhuma religião e mesmo assim acredito que posso ser salva mediante a minha fé em Cristo. Agora, você tentar insinuar que a Igreja Católica é a certa e que ela foi fundada por Jesus e as demais não foram isso eu não vou engolir. Sei que a religião Católica pode ter sido fundada baseada nos ensinamentos de Cristo e não em Cristo. Se ela foi mesmo fundada em Cristo por que os padres não ensinam o que Jesus falou e ensinou corretamente? Porque não ensinam os mandamento como está escrito? E porque cultuam imagens que não se movem nem tem vida? eu preferia morrer do que me ajoelhar nos pés de imagens de barro. Se foi fundada por Jesus porque não seguem os seus passos? Onde está escrito na Bíblia que Jesus fundou templos e religiões na terra? E Jesus ordenou e permitiu a morte de tantos por uma religião que já começou errada? Eu afirmo com toda a certeza que Martim Lutero ainda é mais certo que alguns padres por aí, pelo menos ele ensinou o que realmente estava escrito. #Não_menospreze_as_demais_religiões e antes de fazer isso olhe para a sua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada
      Obrigado pela participação.
      Certamente que não me aprofundarei nas questões que você levantou porque já estão respondidas nesta mesma página, inclusive sobre Constantino.
      Bem, não desvalorizo as outras religiões e cada qual escolha a sua embora, se errar, prestará contas a Deus. Somente defendo e esclareço sobre a nossa e não sei por que isso incomoda você que segundo confessa, nem religião têm. E não tendo religião não pode sentir-se ofendida.
      Agora, você está desprezando a Igreja Católica. E como sente ódio dela. Pelo teu critério de avaliação você não deveria fazer isso!
      Quanto ao fundador da Igreja Católica, leia com Inteligência e saberá como aconteceu. É bíblico, é histórico.
      IMAGEM, elas não nos incomodam. Procure ler a respeito no livro que apresentei. Está no indice é so procurar.
      A Igreja nunca perseguiu católicos. De onde você tirou isso?
      A verdadeira Igreja de Cristo é o CRISTIANISMO. Esse cristianismo com a reforma protestante recebeu a denominação de CATOLICA APOSTOLICA ROMANA para aqueles que se mantiveram fiéis ao primitivo cristianismo, e PROTESTANTE para os cristãos que tomaram outro rumo (mais tarde apelidados de evangélicos ou crentes). Por isso que Jesus é o fundador da Igreja Católica como única sucessora dos apóstolos. Sabia que Lutero era padre e CATOLICO?
      Uma situação ilógica apontada por você: Embora Jesus como Deus sempre existiu, e em termos de religião cristã somente passou a existir depois de Jesus Cristo e não antes. Óbvio né?
      Jesus não deixou nenhuma afirmação da bíblia, disse você. Primeiro, foi Jesus quem escreveu a bíblia? Não e você deveria saber. E menos ainda o ainda o antigo testamento. A bíblia foi escrita por inspiração divina e não foi ditada por Jesus.
      Mesmo assim, nos escritos bíblicos do NT nada consta sobre religião católica nem sobre qualquer outra religião, também por motivos óbvios. Também não diz que a Igreja Católica não foi fundada por Jesus. Alias, Jesus era Judeu e frequentava a Sinagoga. . . . . Sabia? Jesus na verdade, como Deus que é, não tinha nenhuma religião nem veio a este mundo para fundar uma religião. A religião é uma consequência.
      Você termina afirmando que não tem nenhuma religião, mas segue os ensinamentos de Cristo. Desculpe-me, mas duvido que consiga ao menos doutrinariamente correto. Ótimo e parabéns pela ajuda que você diz dar aos pobres e órfãos. Dízimo?
      Diz também que prega de casa em casa. Prega o que? Em nome de quem? Com que base cristã? Conteúdo da sua imaginação? E se for, o teu conteúdo seria mais seguro e consistente do que os ensinamentos da Igreja Católica com toda a sua experiência de mais de dois mil anos?
      Minha irmã. Respondi nesses termos não para te ofender, mas para chamar sua atenção para o bom senso. Ninguém consegue viver um cristianismo sem orientação religiosa e com tanto ódio e preconceito religioso. Procure estudar melhor o cristianismo e a Igreja Católica e as Sagradas Escrituras e você descobrirá maravilhas.
      Fique com Deus.

      Excluir
  16. Me desculpe mas o modo como você falou parece está desvalorizando as outras religiões que não seguem os ensinamentos da religião Católica Apostólica Romana. Bem, até onde eu sei a Igreja Católica teve um fundador que por sinal não foi Jesus e sim Constantino, se você me provar na Bíblia que Jesus fundou está religião eu passo a ser Católica mas acho que isso é um pouco muito impossível.

    ResponderExcluir
  17. José Lourenço da Silva9 de novembro de 2015 às 06:37

    Caro Diácono, sou católico, fui seminarista, hoje constituí família. As suas exposições são lastreadas na verdade, são de infinita sabedoria, são inspiradas pelo Divino Espírito Santo. Aliás, conforme disse o pároco da minha paróquia, todo pecado tem perdão, desde que a pessoa realmente se arrependa, só não é perdoado o pecado contra o Espírito Santo, ou seja, quem rejeita a Santíssima Trindade ou qualquer uma dessas Pessoas isoladamente. Gostaria de adquirir o seu livro, por favor, me informe como compra-lo. Um abraço e que Deus continue a te iluminar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Obrigado pela manifestação de fé e carinho cristão. Posso enviar um livro pra você. mande-me seu endereço pelo meu email diacononarelvi@oi.com.br e/ou advmalucelli@oi.com.br
      Na paz de Cristo.

      Excluir
  18. Nossa! Fiquei impressionado com as manifestações aqui. E se o que se entitula diácono Narelvi escreve inspirado pelo Espírito Santo, esse é o cara! Até porque na Bíblia Católica há livros que a própria Igreja Católica consideram apócrifos, isto é, não inspirados. Precisamos urgente enviar esses textos à Roma para incluir nas Sagradas Escrituras!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por me reconhecer como “esse é o cara”. Para mim um elogio que recebo com humildade. Mas corrijo: Não me “intitulo diácono Narelvi”, EU SOU DIÁCONO NARELVI com orgulho porque fui chamado por Jesus para o ministério diaconal e recebi o Sacramento da Ordem. Pertenço ao clero e à Santa Igreja Católica.
      Roma não inclui nenhum texto na bíblia. Aliás, quem definiu a bíblia como tal e organizou os livros foi a Igreja Católica. Lutero foi quem atrevidamente retirou da bíblia seis livros.
      De qualquer forma, agradeço por reconhecer relevância nos meus textos. Prova também que você as lê. Ótimo, e agradeço.

      Excluir
  19. QUERO LEMBRAR A TODOS QUE JESUS CRISTO NUNCA FOI RELIGIOSO, ALIÁS OS RELIGIOSOS FORAM OS INIMIGOS DE JESUS CRISTO. BASTA LEMBRAR QUE AS RELIGIÕES DO PRIMEIRO SÉCULO, INCLUSIVE A QUE SE DIZIA ORIGINAL E PRIMITIVA COMBATIAM JESUS E JESUS SEMPRE OS DESQUALIFICAVA COMO "SEPULCROS CAIADOS" E "GUIAS CEGOS". OS ÚNICOS LIVROS INSPIRADOS QUE MERECEM CRÉDITOS ESTÃO NAS SAGRADAS ESCRITURAS, O RESTO É DOUTRINA HUMANA INVENTADA PARA POMPOSIDADE DAS AUTORIDADES RELIGIOSAS E ALEGRIA DOS HOMENS. SOU SIMPLESMENTE CRISTÃO, E CRISTÃO NÃO SEGUE RELIGIÃO, SEGUE A JESUS CRISTO E OBEDECE AO SEU EVANGELHO. QUEM QUISER SEGUIR REVELAÇÕES FORA DO CONTEXTO BÍBLICO, CATECISMOS, DOUTRINAS FORA DO CONTEXTO BÍBLICO, PROFECIAS NÃO BÍBLICAS, LÍDERES RELIGIOSOS, CULTOS INVENTADOS AO LONGO DOS DITOS CONCÍLIOS, ETC. QUE SIGAM, BOA SORTE NISSO! SIGO AS ESCRITURAS, SOMENTE AS ESCRITURAS. MINHA ALMA NÃO TEM ESTEPE, NÃO VOU ARRISCAR O DESTINO DELA. RELIGIÃO É BASEADA EM FIDEÍSMO E POR ISSO NÃO SE DEVE DISCUTIR A RELIGIÃO ALHEIA. PREFIRO A SÃ DOUTRINA E A FÉ RACIONAL. DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE TODOS NÓS, E SE FOR DA VONTADE DELA, ELES NOS FARÁ VER E ENTENDER A SIMPLICIDADE DE CRISTO PARA SALVAÇÃO SEM ALEGORIAS OU INTERMEDIÁRIOS. AMÉM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, você apresentando questionamentos sobre assuntos mal distribuídos e numa vez só, dificulta as respostas. Vamos resumir para não deixar em branco. Voce parece estar publicando um edital.
      1. Se você der uma conotação de religião como sendo religar o HOMEM a Deus, não haveria como Jesus ter religião, pois seria ilógico ELE ligar-se A ELE.
      2. Existiam religiões antigas que sobrevivem até hoje. JUDAISMO, BUDISMO, HINDUISMO, por exemplo. O Cristianismo é uma derivação do Judaísmo. Sabia?
      3. Não sei qual seria a religião (ou religiosos) que você diz contra Jesus. Cristãos não eram. As expressões SEPULCROS CAIADOS e GUIAS CEGOS foram ditas por Jesus aos doutores lei, fariseus hipócritas de um grupo religioso judaico devotos à Torá no século II a.C. NÃO ERAM CRISTÃOS.
      4. Sagradas Escrituras, ou Bíblia são diversos livros do AT e NT. A humanidade conhece a Bíblia porque foi preservada pela Igreja Católica. Foram católicos que dividiram a bíblia em capítulos e versículos. Sabia? Sabia quando foi que começou a ser usada a bíblia impressa? Não, não sabe!
      5. A evangelização começou oralmente e tradicionalmente, pois que ainda não existia bíblia. É um livro inspirado, sim. Mas não é a única fonte de conhecimento da fé cristã. Justamente as religiões e seitas posteriores dividem-se cada vez mais porque interpretam a bíblia do jeito que querem ou que são capazes de entender.
      6. Quando você fala em homem inventar doutrinas, é verdade, isso acontece. A prova está ai nas diversas crenças cristãs.
      7. Diferente é ser teólogo, exegeta bíblico, estudioso culto e inteligente, e estar sob a inspiração do Espírito Santo que não está por ai na cabeça dos fundadores de igrejas.
      8. A ciência, a cultura, tudo leva a estudos e formação de ideias e aprendizados. Você não lê? Nem jornal? Para ter cultura (conhecimento) religioso precisa além da bíblia, ler outros livros educativos. Você não frequentou nenhuma escola???
      9. Você segue somente as escrituras. Por isso compreendo sua ignorância religiosa. E Não venha me dizer que você interpreta a bíblia melhor do que os outros, do que o Papa, Bispos, Presbíteros, Diáconos, Colégio Episcopal, além das decisões dos sínodos, concílios, etc. É por isso que você é mais um das diversas religiões e seitas protestantes que não se entendem entre si.
      10. Você diz que não se deve discutir religião alheia. O QUE VOCÊ ESTA FAZENDO?
      11. Fé racional não se adquire somente lendo a bíblia. Se fosse assim, o que seria dos analfabetos, das tribos indígenas e tantos outros que não tiveram a bíblia? Fé racional é conciliar a fé com a ciência, com as práticas religiosas, com a cultura, com a inteligência buscando outras fontes, não para excluir a bíblia, mas para ajudar a enriquecer os conhecimentos bíblicos.
      Um agraço e fique com Deus.

      Excluir
  20. IGREJA DENOMINACIONAIS: FUNDAÇÃO E FUNDADORES

    Igreja Católica Apostólica Romana: em 325 por Constantino, através do Concílio de Niceia;

    Luterana: por Martinho Lutero em 1524;

    Anglicana: pelo rei Henrique VIII em 1534;

    Presbiteriana: por John Knox em 1560;

    Batista: por John Smith em 1609;

    Metodista: por John Wesley em 1739, ao separar-se dos anglicanos;

    Adventista do Sétimo Dia: por Helen White em 1863;

    Congregação Cristã do Brasil: fundada por Luigi Francescom em 1910.;

    Assembleias de Deus: origem no despertar pentecostal de 1906 nos EUA, sendo reunida como Assembléia em 1914 por união de várias igrejas. No Brasil em 1911, em Belém;

    Igreja do Evangelho Quadrangular: pela missionária canadense Aimeé S. McPathersom na década de 20;

    Deus é Amor: por David Miranda em 1962;

    Cristã Maranata: por Manuel de Passos Barros em 1968;

    Universal do Reino de Deus: por Edir Macedo em 1977;

    Internacional da Graça de Deus: por Romildo Ribeiro Soares (mais conhecido como Missionário R.R. Soares) em 1980;

    Apostólica Renascer em Cristo: por Estevan Hernandez em 1986;

    Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra: por Robson Rodovalho e Maria Lúcia Rodovalho em 1992;

    Igreja Mundial do Poder de Deus: por Valdemiro Santiago em 1998;

    Bola de Neve: por Rinaldo Luís em 2000.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jose Lima.
      Esta aí uma revelação aproveitável de você.
      A respeito de ter sido a Igreja Católica fundada por Constantino no ano 325, que não é verdade, já expliquei convincentemente em outra oportunidade. Procure nas minhas respostas.
      Mas, como você relacionou acima, observe que colocou a Igreja Católica no top das religiões, como fundada no ano de 325. Mesmo que o fundador fosse Constantino (ad argumentandum tantum), ELA SERIA, ENTÃO, A PRIMEIRA CRISTÃ. Concorda? E COMO PRIMEIRA, A VERDADEIRA.
      As demais seriam derivadas, bem mais recentes, que se multiplicaram e multiplicam porque perderam o alicerce que era Jesus e Sua Igreja Católica. E todas interpretam a mesma Bíblia .....
      Grato.

      Excluir
  21. IGREJA NUNCA FOI PRÉDIO, ESTRUTURA, DOUTRINA, HIERARQUIA OU QUALQUER OUTRA INVENÇÃO DENOMINACIONAL. O QUE JESUS E OS APÓSTOLOS CHAMARAM DE IGREJA NO PRIMEIRO SÉCULO FORAM AS PESSOAS, TÃO SOMENTE AS PESSOAS QUE ERAM DISCÍPULOS DE JESUS. ALIÁS, O PRIMEIRO TERMO CRISTÃO DA BÍBLIA ESTÁ EM ATOS E NÃO FORAM ELES QUE SE ENTITULARAM SEREM CRISTÃOS, E SIM FORAM CHAMADOS DE CRISTÃOS PELA DECLARAÇÃO DE SUA FÉ E COMPORTAMENTO VISÍVEL. SE ALGUÉM TENTA PROVAR QUE SUA FÉ E QUE SUA IGREJA É CRISTÃ, É PORQUE NÃO É. PORQUE CRISTÃOS SÃO TÃO APARENTES, QUE SÃO RECONHECIDOS PELOS SEUS ATOS E COMPORTAMENTOS E NÃO PELAS SUAS VESTES E DECLARAÇÕES. OCUPEM-SE DE SER E NÃO DE PROVAR! BOAS FESTAS E QUE DEUS SEJA CONTIGO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jose Lima.
      Parece que você dormiu a vida toda e agora, pensando ter acordado, vem contar uma historia que todos já conhecem. Eu já conheço tudo sobre o que você disse. Até sobre o que é Igreja (Mt 18,20). Todos sabemos quando surgiu o termo CRISTÃO e que assim foram reconhecidos pela fé, pelo testemunho. Lá estava nascendo a Igreja Católica. Sabia?
      Quanto a necessidade de provar sua fé e que sua Igreja é Cristã, está sendo uma atitude sua, não minha. Embora eu goste muito de demonstrar minha fé e Nossa Igreja.
      A sua conclusão demonstra que algo desconcertante acontece com você. Primeiro cospe e depois oferece um lenço para enxugar o cuspo.
      Irmão, não disputo Religião, mas prego aquilo que acredito instruído pela Igreja Mãe Cristã que você combate tanto.
      Do seu jeito, jamais cresceremos. Um abraço.

      Excluir
  22. Tem um ditado que diz: NUNCA DISCUTA COM UM HOMEM TOLO, VOCÊ SEMPRE VAI PERDER OU PELA AGRESSIVIDADE OU PELA EXPERIÊNCIA. Também palavra de Salomão "Não responda ao insensato com igual insensatez, do contrário você se igualará a ele."
    Provérbios 26:4

    UM HOMEM QUE DIZ SABER TUDO, TEM POUCO OU NADA A APRENDER. Sou um homem que quanto mais estudo mais descubro a minha ignorância e necessidade de aprender.
    Apesar da sua demonstração de pouca humildade, agressividade e "modéstia a parte", e ainda por qualificar-me como quem julga me conhecer, disse ao fim algo que apesar de incoerente resume nossa fé. Você acredita na "Igreja Mãe Cristã", isto é, na Igreja Católica "Sua Igreja" como bem qualificou. Eu não sou religioso, por isso disputa religiosa tão pouco me anima. Sou simplesmente Discípulo de Jesus Cristo, este que constituiu a igreja "Dele". Acredito sim no que Cristo disse, tudo que não foi dito por Ele não merece crédito. Quem prova a fé Cristã é a Bíblia, sou servo não posso nem devo mudar o que foi dito ou completar o que não foi. Crescimento é no Evangelho de Jesus Cristo e não em "credos" ou "catecismos" ou quaisquer outras doutrinas que não tem amparo Bíblico. Cristãos são pessoas e não Igrejas. O grande problema da atualidade é exatamente isso, inventaram as religiões para separar e não para unir, mesmo sendo o mesmo Evangelho há mais de 2mil anos como disse. O IGREJISMO tornou-se maior que Deus e Jesus Cristo e agora tem suas própria práticas e leis, desviou a fé em Jesus Cristo para símbolos, rituais e credos. Criou hierarquias de poder e não de funções.
    Caro amigo, estou muito acordado e respeito sua opinião, muito interessante, mas e sua opinião. Fico com a Bíblia, obrigado! Até porque quem acrescenta as pessoas à Igreja de Cristo é o próprio Cristo e não os líderes religiosos. (Atos 2:47)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado José Lima.
      Não pretendia responder, mas o meu lado profissional de advogado me leva a réplica ou tréplica. “Vamos lá”!
      Primeiro, o meu trabalho é de evangelização também via internet. Optei pelo blog e fac porque neles entra quem quer para que não se sinta empurrado “goela abaixo” com as minhas reflexões e ensinamentos. Afinal, sou um servo de Deus, por isso diácono que quer dizer SERVIDOR.
      . As minhas reflexões são expostas ao público interessado que com liberdade pode questionar, fazer perguntas, comentários, etc. PORÉM, DENTRO DA RESPEITABILIDADE.
      . Segundo o ditado, você perdeu para a experiência.
      . Invertendo Napoleão, no tratamento igualei-me a você, mas com certeza em grau menor.
      . Conheço bastante, mas jamais afirmei que sei tudo.
      . Se cada vez que você estuda percebe mais sua ignorância e necessidade de aprender, é porque está desaprendendo.
      . Seja humilde, releia suas objeções apresentadas por quatro vezes. Agora cinco, e verá que em todas elas, desde o inicio, vêm acompanhada de alfinetadas, ironias, deboches. Justifica assim, a aparente falta de humildade, agressividade e modéstia. Se dei essa impressão, desculpe-me.
      Você diz que não é religioso. É sim, e isso não é feio. É até honroso.
      . Você diz que não disputa religião. Não é o que parece.
      continua adiante.

      Excluir
    2. . Não existe discípulo sem mestre. Ninguém se torna discípulo de Cristo somente lendo a bíblia. . Muitos estudiosos leem a bíblia e nem por isso se tornaram cristãos. O ateu também lê e continua ateu, o diabo conhece a bíblia melhor do que todos, e está no inferno. O que dizer daqueles que nasceram e viveram o cristianismo antes das edições da bíblia? Estarão ou irão para o inferno? . .Quem dá para você a segurança de que conhece Jesus melhor do que todas as religiões cristãs (você disse que não tem religião- é autodidata em Cristologia?).
      . Você acredita mesmo que tudo o que não foi dito por Jesus, ou não está na bíblia, não merece crédito. Isso se chama prova negativa de impossível aplicação. Eu te pergunto, onde está na bíblia que Jesus dormia em casa, qual o horário em que ele tomava seu banho ou até mesmo se tomava banho; onde está escrito que Jesus mandava ler o novo testamento (aqui, uma pegadinha pra você)? Onde está escrito que não pode existir religião? Que a Igreja Católica não é fruto do próprio Cristo? Que Jesus não está na Eucaristia? Etc. etc.. “além do que disse João depois de terminar sua narrativa: HÁ, PORÉM, MUITAS OUTRAS COISAS QUE JESUS FEZ E QUE, SE FOSSEM ESCRITAS UMA POR UMA, CREIO QUE O MUNDO NÃO PODERIA CONTER OS LIVROS QUE SE ESCREVERIAM”. (Jo 21,25).
      . Você não precisa mudar o que foi escrito na bíblia (não necessariamente dito), nem pode fazer sua própria intepretação segundo 2 Pd, 20.
      . Interessante que você julga-se um pregador solitário, sem religião. E sozinho pensa superar todas as crenças até cristãs...
      . Concordo que cristãs são as pessoas e não as Igrejas. Mas são as Igrejas e principalmente a católica que ensinaram, inclusive a você, sobre JESUS CRISTO. Concordo também o absurdo da multiplicação das religiões depois da reforma protestante. E estão inventando até hoje, e muitas com ótima fonte de renda. Não é um problema da atualidade, mas vem desde o ano 1.516...
      . A Igreja prega um só Evangelho em qualquer parte do mundo. Os protestantes apesar da mesma bíblia protestante divergem uns dos outros e fundam suas próprias religiões. Uma constatação.
      . Para tudo existe hierarquia, até na sua casa. Já na escolha dos apóstolos, Jesus submeteu hierarquicamente os apostos a Pedro. Adorar e seguir Jesus já são um gesto de hierarquia. Símbolos, rituais e credos são necessários. Jesus e os apóstolos faziam uso disso tudo. Talvez você não encontre escrito tim tim por tintim na bíblia, mas é uma realidade aceitável.
      . Fico muito grato por respeitar, agora, minha opinião que você acha interessante, grato mesmo. E não faço nenhuma objeção para que entre a bíblia e eu, você prefira a Bíblia. Eu também prefiro a bíblia, mas também a tradição e o magistério da Igreja.
      . Concordo também que é o próprio Cristo quem chama para si as pessoas. Contudo, em assim sendo, porque Jesus escolheu os apóstolos para darem os primeiros passos doutrinários em seu nome. TU ÉS PEDRO... ASSIM COMO O PAI ME ENVIOU EU VOS ENVIO... QUEM VOS ACOLHE A MIM ACOLHE... EU ESTAREI COM VOCÊS ATÉ O FINAL DOS TEMPOS...
      . E se é o próprio Cristo que age e não os lideres, O QUE VOCÊ FAZ, NÃO É UMA LIDERANÇA EM FAVOR DE CRISTO? POR QUE NÃO DEIXA QUE AS PESSOAS DESCUBRAM JESUS POR SI MESMAS?
      . Um abraço e fique com Deus.

      Excluir
  23. Caríssimo Irmão, desculpe se fui desrespeitoso em discordar. Vou desconsiderar as qualificações e predicados que usou a meu respeito, especialmente porque não me conhece. Mas eu seu quem sou, isso não me prejudica nem me abala. Também estou convicto de que estou aprendendo, porque também sei quem é meu Mestre e Líder Jesus Cristo e que a cada dia aprendo mais, pois busco Nas suas palavras meu crescimento e maturidade espiritual por meio do ES. Não confio em doutrinas denominacionais que são sustentadas por "retalhos" da Bíblia e fora do contexto e do objetivo de Deus para cada um. Leio muitos livros, porém tenho o cuidado dos bereanos em testá-los à luz das Escrituras Sagradas. Isso não é uma prática religiosa, porque religião é sustentada mais em símbolos que em ação, infelizmente. Porém, me agradou muito a sua reflexão sobre preferir a Bíblia (o único livro inspirado pelo ES e suficiente para o conhecimento da vontade de Deus (2 Timóteo 3:16), mas jamais a igualaria a nenhuma tradição ou magistério. Pois se alguém chegar e ensinar o que Cristo não instruiu não é digno de ser aceito ( 2 João 1:10), pois assim era a igreja desde os Apóstolos (Atos 2:42). Especialmente porque há muitos interesses em ensinar fora do contexto Bíblico em ganho e interesse próprio (1 Timóteo 6:3-5) como exemplificou na corrente denominacional da "teologia da prosperidade". Também nunca disse que sou líder, pois esse conceito não está adequado ao serviço à Cristo (Marcos 10:35-45), a igreja de Cristo tem pessoas com função e não com poder de hierarquia(Gálatas 3:28), especialmente porque não se torna perfeito e infalível apenas por ocupar uma função no corpo de Cristo(Romanos 3:23).

    Abração e meu sincero deseja de um abençoado Domingo e um feliz natal com a família!

    PS.: Como disse não sou autodidata, sua um apaixonado pela leitura, por isso gostaria de adquirir seu livro, se for permitido. Não para criticar, pois não combato pessoas ou idéias, especialmente porque nosso inimigo é comum, apenas para ampliar meus conhecimentos, não deixando de ser bereano, é claro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão Jose Lima.
      Melhorando os termos, vamos considerar que somos dois desconhecidos cada um anunciando Jesus segundo sua crença. Naturalmente que ninguém pode esperar de mim, diácono ordenado, um anuncio diferente do que Cristo ensinou e confiou à Igreja que para mim é a Católica. Assim eu exponho e cada um tem seu livre arbítrio para aceitar ou não.
      Quero apenas ressaltar que todos os versículos bíblicos apresentados por você, nenhum deles descredencia a Igreja Católica nem a Igreja Católica os descredencia. A questão está em como direcionar as suas interpretações. E mais uma vez insisto, que essas interpretações foram responsáveis pela diversidade de religião cristã, infelizmente. E as nossas aqui, também. A questão é onde encontrar segurança daquilo que se interpreta.
      Também quando afirmei que prefiro a bíblia, não exclui a tradição e o magistério, três fontes includentes da fé e crença cristão que aceitamos.
      Por ultimo, sempre haverá um bereano até para os bereanos.
      Quanto ao livro, foi uma edição pequena que não chegou às livrarias com distribuição gratuita aos nossos grupos. Como você viu, está todo ele no blog. http://livrodiacononarelvi.blogspot.com.br/
      Mas se preferir o livro, poderei enviar pelo correio no endereço que você indicar, podendo usar meus e-mails advmalucelli@oi.com.br ou diacononarelvi@oi.com.br para informar.
      Na paz de Cristo.

      Excluir
  24. Amém, que Deus seja contigo na defesa da Fé e na Sã Doutrina pois poucos são os fiéis à Cristo que se predispõem a tão nobre trabalho
    Vou baixar o arquivo no blog e com certeza vou ler com carinho e responsável reflexão.
    Graça e paz em Cristo e um abençoado Natal a toda família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmão Jose Lima. Que Deus abençoe você e sua família. Tenham um Feliz Natal.

      Excluir
  25. Católica fundada por Jesus ?Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os seus KKK, me fazem lembrar que existe a possessão demoníaca. Um deboche que marca a sua fé protestante. Deus tenha misericórdia de você.

      Excluir
  26. Todos os cristãos são sacerdotes de Cristo. Isso significa que não há uma classe especial de sacerdotes.

    "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;" (I Pedro 2:9)

    "E nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!" (Apocalipse 1:6)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce traz citações biblicas.
      Todos nós tornamos sacerdote pelo BATISMO. Mas esse sacerdócio não se confunde com o sacerdócio ministerial, ordenado. e quanto ao Ap. estaria João referindo-se em nome dos apóstolos ou de todos?

      Excluir